O diaconato na França e a Pia Sociedade São Caetano
Sempre desejei fazer uma viagem à França, para ir a Lisieux, saudar a amiga Teresa do Menino Jesus, ou a Lourdes para visitar a Doce Mãe dos Pireneus. Esses dois destinos, por ora, devem aguardar. Mas a Providência quis me presentear com uma etapa de 3 dias na capital, a Paris tão renomada no mundo. Estive lá de 17 a 19 de junho, junto com Serena Noceti, amiga teóloga, convidados a falar sobre a formação dos diáconos aos membros da Comissão nacional francesa para o diaconato. Fazemos parte há algum tempo de um grupo de estudo denominado Diàkonos, coordenado pelo amigo teólogo transalpino dom Luc Forestier, com colegas de língua materna francesa e alemã. Uma bela aventura para viver o Pentecostes na escuta de numerosas experiências de todo o mundo, para continuar aprofundando a realidade do diaconato na Igreja. O nosso carisma nos permite estar plenamente imersos nessas dinâmicas eclesiais, que cada vez mais evidentemente são sinodais e proféticas. Pessoalmente pude dar a minha contribuição com uma proposta de análise do ponto de vista psicoespiritual dos percursos formativos nos Diretórios e nas Escolas para o diaconato da Itália e da América Latina. Desfrutei, no calor do verão, de uma jornada dedicada ao trabalho na faculdade teológica dos jesuítas, e depois de momentos livres para visitar e conhecer alguns dos lugares mais significativos da história francesa. A lembrança mais significativa: a missa concelebrada às 8h00 da manhã na maravilhosa catedral de Notre-Dame restaurada após o terrível incêndio que a destruiu. A beleza, a reflexão, a oração e a amizade fizeram daqueles dias uma verdadeira experiência de Igreja!
P. Luca

