Amigos de Pe. Ottorino - Tema: A Paróquia: Casa de Todos, Lugar de Unidade e Caridade
No dia 29/05 tivemos o encontro formativo dos Amigos de Padre Ottorino em Sooretama, com o tema “A Paróquia: Casa de Todos, Lugar de Unidade e Caridade”, onde refletimos a comunidade paroquial como espaço privilegiado de acolhida e comunhão.
Apresentamos como nasceu a decisão da congregação de assumir a responsabilidade pastoral de comunidades paroquiais, onde Pe. Ottorino compreendia a paróquia como uma verdadeira família, onde sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos caminham juntos, através da corresponsabilidade. A comunidade paroquial não deveria esperar que as pessoas viessem até ela, mas sair ao encontro dos mais distantes, especialmente dos mais pobres e necessitados, tornando-se sinal concreto da presença de Cristo no mundo.
Os participantes reuniram-se em pequenos grupos para partilhar suas experiências e refletir sobre a importância de olhar a paróquia com “os olhos e o coração de Deus”. O encontro foi concluído com gesto concreto, onde cada participante recebeu sementes de girassol e, diante da imagem de Nossa Senhora, depositou-as em vasos. O gesto recordou que o carisma de Jesus Sacerdote Servo, vivido e testemunhado por Padre Ottorino, é como uma semente que precisa ser cultivada para florescer a unidade, caridade e evangelização. Em clima de oração, cada pessoa entregou sua vida a Maria, pedindo: “Maria, ensina-me a amar a Jesus.”

